TIA Portal V17

Data 16.07.2021

Siemens inclui diversas inovações em nova versão do software de engenharia TIA Portal (V17) como:
-Nova versão gera mais eficiência na engenharia e redução nos tempos de projeto
-Solução auxilia as empresas no rumo da Indústria 4.0
-Plataforma traz novos hardwares e atualizações de softwares para o portfólio de automação SIMATIC

Deste modo, os usuários se beneficiam de novas possibilidades para uma instalação mais produtiva e flexível, reduzindo, assim, os custos do projeto e o tempo de colocação no mercado. As novidades da nova versão reforçam os pilares que caracterizam a plataforma da Siemens, que são: Engenharia Eficiente, Operação Transparente e o Fluxo Digital de Dados. Para isso, o TIA Portal V17 apoia-se não apenas no conceito de digitalização, mas, principalmente, coloca as empresas no rumo da Indústria 4.0.

O TIA Portal foi lançado pela Siemens em 2010 e, de tempos em tempos, ganha atualizações a fim de endereçar as necessidades individuais de fabricantes de máquinas, integradores de sistemas e operadores de plantas.

A família de controladores avançados SIMATIC S7-1500 é ampliada por um controlador de alta disponibilidade que permite a implementação de aplicações à prova de falhas: a CPU 1518HF, ideal para aplicações que demandam funcionamento contínuo, velocidade de processamento e segurança funcional. Além disso, as novas CPUs 1518T e 1518TF são voltadas para aplicações complexas de Motion Control, como tarefas de automação intersetorial em máquinas em série, máquinas especiais e engenharia de planta.

Outra novidade se refere a atualizações de firmware para a família de controladores básicos SIMATIC S7-1200. Entre os destaques do novo firmware 4.5 estão um novo servidor web, OPC UA otimizado, mais memória retentiva e outras opções para suporte ao uso de diferentes dispositivos de campo, troca de dados com outros controladores e encaminhamento para qualquer sistema de gerenciamento.

Quanto às inovações em software, o WinCC Unified, sistema de visualização para interfaces abertas no TIA Portal, ganha novas funcionalidades. O objetivo desta plataforma é facilitar a orquestração da linha de produção, permitindo que o usuário acesse os dados de todas as máquinas por meio de uma IHM (Interface Homem-Máquina). As inovações do WinCC Unified incluem comunicação estendida, bem como novas possibilidades de operação e monitoramento. Além disso, o recurso “View of Things” proporciona ao usuário a visualização via servidor web diretamente no controlador SIMATIC S7-1500, dispensando a necessidade de ferramenta adicional para a criação de páginas web e a configuração de uma interface correspondente para troca de dados entre o controlador e o sistema de visualização.

O SIMATIC STEP 7, software de engenharia para configurar e programar os controladores da família SIMATIC, também conta com novidades. Com o CFC (Continuous Function Chart), editor gráfico de lógica para o controlador SIMATIC S7-1500 no TIA Portal V17, é possível otimizar e reduzir o tempo de programação. Já o CEM (Cause and Effect Matrix), tanto para controladores SIMATIC S7-1500 quanto SIMATIC S7-1200, estabelece intersecções entre causas e efeitos de ações em um sistema de segurança. O programa executa um sistema de respostas para conter e prevenir eventos antes que eles causem danos a um processo.

O TIA Portal V17 inclui, ainda, inovações nos opcionais. Quando se trata de padronização na comunicação entre equipamentos, as necessidades das indústrias estão aumentando em um ritmo cada vez maior. Por isso, o V17 traz otimizações do OPC UA, padrão aberto de comunicação baseado em Ethernet, como a integração de Métodos e Diagnóstico. Além disso, com a funcionalidade Alarmes e Condições, o servidor encaminha mensagens de mudanças de status para clientes OPC UA.

Com a finalidade de reduzir o tempo e esforço de comissionamento real, o SIMATIC S7-PLCSIM Advanced é uma alternativa para simular e otimizar a integração entre componentes de linhas de produção inteiras em um ambiente virtual, criando os chamados Gêmeos Digitais. Para aumentar a eficiência deste processo, os usuários podem contar com o suporte dos controladores SIMATIC S7-1500 R/H e comunicação segura via protocolos OPC UA, OUC e HTTPS.

O Test Suite, recurso de integração contínua para realizar testes unitários criados através da interface do usuário, oferece suporte de abertura para novas funções que garantem uma qualidade de programação consistente. Outros opcionais contemplados com atualizações são o Energy Suite, fornecendo gerenciamento de carga aprimorado e conexões de dados de energia flexíveis, e o ProDiag – ferramenta para diagnóstico de máquinas e plantas que recebeu melhorias de usabilidade.

A segurança industrial não apenas é necessária para atender às regulamentações, mas também para economizar tempo em se tratando de engenharia, maior disponibilidade da instalação e maior segurança de investimento. Por isso, o TIA Portal V17 traz atualizações na abordagem de segurança de dados e certificados de proteção estendidos no nível da automação de fábrica.

Fonte: https://press.siemens.com/

Inscreva-se para receber nossas Newsletters

AUT Service
AUT Service - Drives
R. Coronel Bento Bicudo, 904
Piqueri, São Paulo - SP
CEP.: 02912-000
11 3991-6186

Entre em contato: